HISTÓRICO DA IES

A Sales Burgos Consultoria e Serviços Educacionais LTDA é uma sociedade civil de cunho privado com fins lucrativos, que tem objetivos sociais, cuja experiência na área educacional está estritamente ligada à de seus sócios, que contam com experiência na área educacional e coordenação de cursos.

A Faculdade Princesa do Oeste (FPO), instalada em 06 de abril de 2011, é uma instituição de Ensino Superior privada, recredenciada pela Portaria do Ministério da Educação no. 184, de 03 de fevereiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União (DOU) – Seção 01, no. 26, de 06 de fevereiro de 2017, com Conceito 04. Situada a Rua Zacarias Carlos de Melo, no 1000, Bairro São Vicente, em Crateús-CE, a FPO ao longo dos anos é reconhecida pela dedicação, profissionalismo e qualidade em disponibilizar Cursos de Graduação presenciais devidamente autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A Faculdade Princesa do Oeste está instalada em Crateús, cidade localizada na Região Oeste do Estado do Ceará, a 360 quilômetros de Fortaleza, que vem experimentando um processo de modernização em sua estrutura socioeconômica. Crateús tem título honorífico de Princesa do Oeste, ressaltando sua importância como sede regional do nosso estado, aqui justifica-se como homenagem o nome Faculdade Princesa do Oeste.

Mantida pela Sales Burgos Consultoria e Serviços Educacionais LTDA - ME, CNPJ 09.490.478/0001-11, a Faculdade Princesa do Oeste nasce do sonho em dar continuidade na oferta de Educação formal em Crateús e Região, sendo desta vez no Ensino Superior. Quando se fala em Educação, remonta-se há 40 Anos de história, quando foi criada e instalada a Escola Santa Teresinha, posteriormente denominada Escola Sônia Burgos, ofertando da Educação Infantil até o Ensino Médio e, em 2011, torna-se realidade a oferta do Ensino Superior em Crateús, inicialmente com os Cursos de Bacharelado em Enfermagem e Serviço Social, somando, em 2015, com o Curso Bacharelado em Psicologia, e em 2018, com o Curso de Bacharelado em Direito, ratificando assim, a certeza de que uma educação de qualidade transforma as pessoas e estas transformam o mundo, como afirma o pedagogo Paulo Freire.

Os sócios mantenedores são pioneiros em trazer para a Região dos Sertões de Crateús (uma das 14 macrorregiões na divisão administrativa do estado do Ceará que é composta por 13 municípios: Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Santa Quitéria e Tamboril) cursos superiores e de aperfeiçoamento nas diversas áreas das Ciências com a finalidade básica de preparar os profissionais para o pleno desenvolvimento social da região, sendo os mesmos conhecedores da Região e das necessidades regionais.

Mais que a real motivação e apresentação de possibilidades de qualificação dos recursos humanos existentes, o sentido da criação de cursos superiores nessa Região será o de propiciar o desenvolvimento do progresso em todas as frentes sociais, capaz inclusive de gerar e desenvolver alternativas de produção diversificada. Neste processo, fixar o homem cearense e bem integrá-lo ao ambiente sociocultural é também compromisso da Faculdade Princesa do Oeste.

Hoje a Faculdade Princesa do Oeste já tem implantado os Cursos de Bacharelado em Direito, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. Tal iniciativa surge do ideal de construir uma Instituição de Educação Superior diferenciada, que fosse integralmente comprometida com o processo educacional. Com o apoio da Mantenedora, em 2017 a Faculdade Princesa do Oeste passou a usufruir de uma edificação moderna, com ampliação de mais dois andares no prédio principal, disponibilizando espaços dinâmicos com salas de aulas e equipamentos para o excelente funcionamento dos seus Cursos, com qualidade e efetividade, onde funciona, salas de aula (teórico-práticas), laboratórios específicos, miniauditório e biblioteca, além de infraestrutura constante de rampas, escadas de circulação, iluminação e ventilação, previstas nas normas de acessibilidade, bem-estar e de segurança no trabalho. A edificação oferece, ainda, condições de infraestrutura de apoio ao ensino- pesquisa e extensão, administração e serviços, bem como, áreas livres de utilidade pública, espaços de convivência, cantinas, todos respeitando aspectos de natureza socioambiental.

As pessoas que participaram da sua fundação e que hoje atuam nessa Instituição de Ensino Superior são professores com experiência em educação. Entre elas:

• Diretora Presidente da Sales Burgos Consultoria e Serviços Educacionais LTDA;

• Direção Geral da Escola Sônia Burgos;

• Direção Pedagógica da Escola Sônia Burgos;

• Coordenação Geral da Escola Sônia Burgos;

• Diretora Financeira da Sales Burgos Consultoria e Serviços Educacionais LTDA.

A proposta principal é resgatar práticas educacionais que possam contribuir para a formação do(a) profissional, ao mesmo tempo em que visa preparar o cidadão dotando-o de valores morais, éticos e comprometido com sua realidade.

A ideia da constituição desta sociedade surgiu exatamente da concretização do grupo em assumir a gerência do processo educacional, justamente no momento em que há no Brasil uma tendência em se manter essa administração nas mãos de educadores, e não de empresários. Por isso, entende-se que a Educação, direito básico de uma nação, não pode ser comercializada e nem transformada em negócio rentável e de alta lucratividade. Portanto, como se pode observar, nossa proposta traz uma renovação na administração acadêmica do ensino superior – são educadores gerindo a educação.

A Faculdade Princesa do Oeste já nasceu com um projeto de expansão na certeza de que terá condições de ofertar a comunidade da Região, à interiorização da educação superior em diversas áreas do conhecimento.


MISSÃO

A Faculdade Princesa do Oeste tem como Missão, por meio do Ensino Contextualizado, preparar profissionais conscientes, críticos e participativos e, por meio da Pesquisa e Extensão, promover o desenvolvimento da sociedade, sem perder de vista a inserção regional.


VALORES INSTITUCIONAIS

• Respeito aos valores éticos;

• Gestão democrática e participativa;

• Respeito às diferenças individuais;

• Promoção da criticidade e criatividade;

• Valorização dos colaboradores;

• Compromisso com a qualidade da educação superior;

• Disseminação do saber aplicado;

• Sinergia entre conhecimento e responsabilidade social.


VISÃO DE FUTURO

Consolidar-se como Instituição de Ensino Superior que desenvolve a atividade educacional formativa comprometida com a produção de conhecimentos, difusão da tecnologia e formação de profissionais qualificados com acesso à entrada e permanência no setor produtivo.


SÍMBOLOS OFICIAIS

Escudo Hispano-Itálico representa o ímpeto e determinação da Família Burgos originária das Penínsulas Íbera e Itálica. Sua cor prata na borda simboliza o princípio de honra, honestidade e humanitarismo.

As 14 (quatorze) Flores de Lis além de materializarem a essência da Educação que deve atingir todos sem distinção, representam as Cidades que compõem os Sertões de Crateús e Inhamuns, de onde, principalmente, advém os discentes.

A Flor de Lis ao centro, evoca a realeza de Crateús por meio do título honorífico de Princesa do Oeste, dando origem ao nome da Faculdade.

As Tochas em ouro que sobrepõem o Escudo fazem alusão aos pilares do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão, políticas educacionais indissociáveis a qualidade do Ensino Superior.

O Sol ao centro do Brasãoindica o símbolo máximo do conhecimento, fonte nascente do homo sapiens sapiens. Agregada à composição central do escudo, o Mandacaru representa a firmeza e a persistência do saber que o homem almeja na jornada do conhecimento, sinalizada pelo desabrochar da flor do Mandacaru.

As Ondas azuis representam o Rio Poty, berçário das origens de Crateús, que se fluidifica na formação étnica-racial dessa civilização.

O dito latino “SOL LUCET OMNIBUS” (O sol brilha para todos) presente no Listel, ratifica o acesso ao Ensino Superior, direito igualitário para todos, vivenciado por meio da Educação Humanitária.




DIRETORIA

M.ª da Piedade Burgos de Macêdo Alves

DIRETORA GERAL


M.ª do Carmo Fernandes

DIRETORA FINANCEIRA


Karoline Burgos de Macêdo Alves

DIRETORA ACADÊMICA


Prof. Me. Delano Carneiro de Almeida

DIRETOR DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO