Extensão

Deve-se entender extensão como sendo uma iniciativa de educação continuada em todos os níveis e na prestação de serviços ou consultorias. A política de extensão favorece o exercício da cidadania e privilegia as relações de reciprocidade entre a IES e a sociedade, caracterizando-se pela transparência dos projetos pedagógicos a serem implementados com base em princípios éticos e morais.

As ações de extensão deverão valorizar as potencialidades e as qualidades de cada universo social em que se inserem, compartilhando o desenvolvimento cultural, tecnológico, científico e histórico de cada contexto, que pretendam alcançar. A política de extensão atuará, ainda, em consonância com a pesquisa na articulação global (local e regional) na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Visando uma maior integração entre a instituição educativa e a comunidade, a Faculdade Princesa do Oeste, segundo estabelece sua política de extensão, baseia-se nos princípios de indissociabilidade entre ensino e pesquisa, tendo em vista a emancipação científica e tecnológica da coletividade. Os princípios básicos para a política de extensão da IES estão asseverados abaixo.

Para tanto, destacam-se:

  • Consolidar e reforçar o compromisso social da Instituição para com o desenvolvimento global (local e regional) da comunidade através de programas e ações relevantes de inserção social;
  • Repensar ações voltadas para o desenvolvimento da Região visando à fixação do homem do campo em seu local de origem;
  • Promover uma maior integração do homem com a natureza, visando um desenvolvimento sustentável, que evite desperdícios dos recursos naturais existentes;
  • Identificar junto à comunidade os potenciais econômicos, que venham possibilitar seu desenvolvimento;
  • Promover o desenvolvimento individual e coletivo, visando ao aperfeiçoamento de aptidões, que possibilitem melhorias da Região;
  • Propiciar o exercício da cidadania, através da participação crítica em projetos e decisões que promovam o desenvolvimento individual e coletivo;
  • Incluir nos projetos de extensão o egresso, em conformidade com a política pertinente prevista em PDI.
  • CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

    A Faculdade Princesa do Oeste (FPO), visando a Resolução no. 7, de 18 de dezembro de 2018, da Câmara Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências, define a extensão como atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa/iniciação científica, constituindo-se em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, através da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

    Por meio dessa concepção, a extensão é fortalecida nas instituições de educação superior como uma atividade formativa, de caráter interdisciplinar e, através da indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Portanto, deve se integrar ao planejamento curricular dos cursos de graduação da FPO.

    A Resolução define, ainda, a necessidade das instituições de ensino inserirem em seus planejamentos formas de registro das atividades de extensão e da participação de estudantes, políticas para a autoavaliação e definição de indicadores para monitoramento e estratégias para a integralização. A interdisciplinaridade e a integração, formalizadas no conceito de extensão na mesma Resolução, pressupõem que a curricularização não deve ser entendida apenas como um anexo do formato curricular, destinada unicamente a atender as exigências legais. O processo de curricularização da extensão implica na problematização e superação da fragmentação do conhecimento teórico-prático e a compreensão dos conteúdos curriculares a partir de diferentes experiências e saberes do território no qual a instituição está inserida.

    A Faculdade Princesa do Oeste institucionalizará a curricularização da extensão por meio de Portaria que discorrerá sobre as Diretrizes para a Curricularização da Extensão, na qual apresentará princípios, estratégias, grupos, etapas, carga horária, articulação entre as atividades e docentes responsáveis, para auxiliar os cursos de graduação em seus processos de estruturação curricular com parte da carga horária em atividades de extensão.

    I. Implantar a curricularização da extensão considerando a interdisciplinaridade e interprofissionalidade de modo a causar impacto na formação do estudante e na transformação social da comunidade local;

    II. A extensão será curricularizada, devendo atender a construção de competências e habilidades transversais e específicas do perfil do egresso.

    III. Aplicação da concepção de extensão, respeitando os princípios estabelecidos na Resolução no 07/2018, de 18 de dezembro de 2018, a ser aplicado na formulação dos projetos pedagógicos dos cursos superiores.

    IV. O planejamento e as atividades institucionais de extensão.

    V. Registro descrevendo as modalidades de atividades de extensão que serão desenvolvidas.

    VI. Estratégias de integralização curricular e de participação dos estudantes nas atividades de extensão.

    VII. Integrar a política de implantação do processo autoavaliativo da extensão, conforme a porcentagem da carga horária destinada para cada curso, de acordo com a carga horária total.

    VIII. Previsão e as estratégias de financiamento das atividades de extensão.


    As atividades para integralização da carga horária de extensão poderão ser desenvolvidas pela própria IES ou parceira com outras Instituições, articulando sempre a participação da Comunidade Acadêmica e a Sociedade.


    RESPONSABILIDADE SOCIAL - INTERNA

    A Faculdade, implementando a pós-graduação, deseja com autonomia, contribuir de maneira marcante para as aspirações da sociedade, que é o progresso, visando formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério no ensino superior, bem como tornar profissionais altamente preparados e atualizados com os fundamentos e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novas técnicas e processos, atendendo aos crescentes avanços do mercado de trabalho.

    Os cursos são voltados às áreas de concentração, priorizando as estratégicas, como gestão e informação e que representem contribuição para o desenvolvimento das referidas áreas, dando ênfase à pesquisa sem detrimento ao ensino e a extensão. A criação de novos cursos atenderá aos anseios e demandas sociais, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Assegurar-se-ão programas e projetos de pesquisa, bem como de outras modalidades de ensino presencial.

    Esta Instituição apoia-se nos recursos humanos, técnicos, administrativos e materiais, ressalta que a simplificação das tarefas administrativas e a otimização do tempo do acadêmico, são aspectos sociais e pedagógicos importantes para dinamizar sua eficiência e efetividade, e ainda responderá a princípios organizativos tal como preconiza o Ministério da Educação sobre as ações da educação superior, registradas em PDI.

    Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desta faculdade propõem-se a desenvolver o potencial de seus estudantes instigando e estabelecendo hábitos de reflexão apurada, para que os mesmos possam extrair informações precisas e assumir posições analíticas sobre textos; promovendo seminários e palestras; direcionando-os e incentivando a iniciação científica com a produção de trabalhos voltados a temas e produtos competitivos no mercado de trabalho e que tenham efeito na economia (como geração de emprego), contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

    A pesquisa básica é valorizada visto que seus resultados de prazo mais longo e o conhecimento adquirido têm um valor imensurável para a formação dos profissionais pós-graduados.

    Por fim, a Faculdade Princesa do Oeste realizar uma constante autoavaliação da sua instituição, a revisão dos seus objetivos de ensino, bem como, a atualização dos seus profissionais e equipamentos e instrumento que favorece a obtenção da qualidade total.

    Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadores das políticas propostas:

  • Participação efetiva no desenvolvimento regional e nacional através da promoção da formação continuada de profissionais visando ao seu aperfeiçoamento;
  • Formar grupos de pesquisa visando a consolidar a produção de conhecimentos, dando ênfase aos projetos de Iniciação Científica;
  • Ampliar a oferta de Cursos de Pós-Graduação, lato sensu, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas sociais;
  • Ofertar Cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, institucionalizados, inicialmente, em parcerias com outras IES: Mestrado Interinstitucional – MINTER e Doutorado Interinstitucional – DINTER, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas da Instituição para titulação, prioritariamente, de seu corpo docente.

  • INCLUSÃO SOCIAL

    A Faculdade, implementando a pós-graduação, deseja com autonomia, contribuir de maneira marcante para as aspirações da sociedade, que é o progresso, visando formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério no ensino superior, bem como tornar profissionais altamente preparados e atualizados com os fundamentos e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novas técnicas e processos, atendendo aos crescentes avanços do mercado de trabalho.

    Os cursos são voltados às áreas de concentração, priorizando as estratégicas, como gestão e informação e que representem contribuição para o desenvolvimento das referidas áreas, dando ênfase à pesquisa sem detrimento ao ensino e a extensão. A criação de novos cursos atenderá aos anseios e demandas sociais, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Assegurar-se-ão programas e projetos de pesquisa, bem como de outras modalidades de ensino presencial.

    Esta Instituição apoia-se nos recursos humanos, técnicos, administrativos e materiais, ressalta que a simplificação das tarefas administrativas e a otimização do tempo do acadêmico, são aspectos sociais e pedagógicos importantes para dinamizar sua eficiência e efetividade, e ainda responderá a princípios organizativos tal como preconiza o Ministério da Educação sobre as ações da educação superior, registradas em PDI.

    Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desta faculdade propõem-se a desenvolver o potencial de seus estudantes instigando e estabelecendo hábitos de reflexão apurada, para que os mesmos possam extrair informações precisas e assumir posições analíticas sobre textos; promovendo seminários e palestras; direcionando-os e incentivando a iniciação científica com a produção de trabalhos voltados a temas e produtos competitivos no mercado de trabalho e que tenham efeito na economia (como geração de emprego), contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

    A pesquisa básica é valorizada visto que seus resultados de prazo mais longo e o conhecimento adquirido têm um valor imensurável para a formação dos profissionais pós-graduados.

    Por fim, a Faculdade Princesa do Oeste realizar uma constante autoavaliação da sua instituição, a revisão dos seus objetivos de ensino, bem como, a atualização dos seus profissionais e equipamentos e instrumento que favorece a obtenção da qualidade total.

    Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadores das políticas propostas:

  • Participação efetiva no desenvolvimento regional e nacional através da promoção da formação continuada de profissionais visando ao seu aperfeiçoamento;
  • Formar grupos de pesquisa visando a consolidar a produção de conhecimentos, dando ênfase aos projetos de Iniciação Científica;
  • Ampliar a oferta de Cursos de Pós-Graduação, lato sensu, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas sociais;
  • Ofertar Cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, institucionalizados, inicialmente, em parcerias com outras IES: Mestrado Interinstitucional – MINTER e Doutorado Interinstitucional – DINTER, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas da Instituição para titulação, prioritariamente, de seu corpo docente.

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    A Faculdade, implementando a pós-graduação, deseja com autonomia, contribuir de maneira marcante para as aspirações da sociedade, que é o progresso, visando formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério no ensino superior, bem como tornar profissionais altamente preparados e atualizados com os fundamentos e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novas técnicas e processos, atendendo aos crescentes avanços do mercado de trabalho.

    Os cursos são voltados às áreas de concentração, priorizando as estratégicas, como gestão e informação e que representem contribuição para o desenvolvimento das referidas áreas, dando ênfase à pesquisa sem detrimento ao ensino e a extensão. A criação de novos cursos atenderá aos anseios e demandas sociais, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Assegurar-se-ão programas e projetos de pesquisa, bem como de outras modalidades de ensino presencial.

    Esta Instituição apoia-se nos recursos humanos, técnicos, administrativos e materiais, ressalta que a simplificação das tarefas administrativas e a otimização do tempo do acadêmico, são aspectos sociais e pedagógicos importantes para dinamizar sua eficiência e efetividade, e ainda responderá a princípios organizativos tal como preconiza o Ministério da Educação sobre as ações da educação superior, registradas em PDI.

    Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desta faculdade propõem-se a desenvolver o potencial de seus estudantes instigando e estabelecendo hábitos de reflexão apurada, para que os mesmos possam extrair informações precisas e assumir posições analíticas sobre textos; promovendo seminários e palestras; direcionando-os e incentivando a iniciação científica com a produção de trabalhos voltados a temas e produtos competitivos no mercado de trabalho e que tenham efeito na economia (como geração de emprego), contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

    A pesquisa básica é valorizada visto que seus resultados de prazo mais longo e o conhecimento adquirido têm um valor imensurável para a formação dos profissionais pós-graduados.

    Por fim, a Faculdade Princesa do Oeste realizar uma constante autoavaliação da sua instituição, a revisão dos seus objetivos de ensino, bem como, a atualização dos seus profissionais e equipamentos e instrumento que favorece a obtenção da qualidade total.

    Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadores das políticas propostas:

  • Participação efetiva no desenvolvimento regional e nacional através da promoção da formação continuada de profissionais visando ao seu aperfeiçoamento;
  • Formar grupos de pesquisa visando a consolidar a produção de conhecimentos, dando ênfase aos projetos de Iniciação Científica;
  • Ampliar a oferta de Cursos de Pós-Graduação, lato sensu, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas sociais;
  • Ofertar Cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, institucionalizados, inicialmente, em parcerias com outras IES: Mestrado Interinstitucional – MINTER e Doutorado Interinstitucional – DINTER, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas da Instituição para titulação, prioritariamente, de seu corpo docente.

  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA AFRO- BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA

    A Faculdade, implementando a pós-graduação, deseja com autonomia, contribuir de maneira marcante para as aspirações da sociedade, que é o progresso, visando formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério no ensino superior, bem como tornar profissionais altamente preparados e atualizados com os fundamentos e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novas técnicas e processos, atendendo aos crescentes avanços do mercado de trabalho.

    Os cursos são voltados às áreas de concentração, priorizando as estratégicas, como gestão e informação e que representem contribuição para o desenvolvimento das referidas áreas, dando ênfase à pesquisa sem detrimento ao ensino e a extensão. A criação de novos cursos atenderá aos anseios e demandas sociais, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Assegurar-se-ão programas e projetos de pesquisa, bem como de outras modalidades de ensino presencial.

    Esta Instituição apoia-se nos recursos humanos, técnicos, administrativos e materiais, ressalta que a simplificação das tarefas administrativas e a otimização do tempo do acadêmico, são aspectos sociais e pedagógicos importantes para dinamizar sua eficiência e efetividade, e ainda responderá a princípios organizativos tal como preconiza o Ministério da Educação sobre as ações da educação superior, registradas em PDI.

    Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desta faculdade propõem-se a desenvolver o potencial de seus estudantes instigando e estabelecendo hábitos de reflexão apurada, para que os mesmos possam extrair informações precisas e assumir posições analíticas sobre textos; promovendo seminários e palestras; direcionando-os e incentivando a iniciação científica com a produção de trabalhos voltados a temas e produtos competitivos no mercado de trabalho e que tenham efeito na economia (como geração de emprego), contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

    A pesquisa básica é valorizada visto que seus resultados de prazo mais longo e o conhecimento adquirido têm um valor imensurável para a formação dos profissionais pós-graduados.

    Por fim, a Faculdade Princesa do Oeste realizar uma constante autoavaliação da sua instituição, a revisão dos seus objetivos de ensino, bem como, a atualização dos seus profissionais e equipamentos e instrumento que favorece a obtenção da qualidade total.

    Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadores das políticas propostas:

  • Participação efetiva no desenvolvimento regional e nacional através da promoção da formação continuada de profissionais visando ao seu aperfeiçoamento;
  • Formar grupos de pesquisa visando a consolidar a produção de conhecimentos, dando ênfase aos projetos de Iniciação Científica;
  • Ampliar a oferta de Cursos de Pós-Graduação, lato sensu, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas sociais;
  • Ofertar Cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, institucionalizados, inicialmente, em parcerias com outras IES: Mestrado Interinstitucional – MINTER e Doutorado Interinstitucional – DINTER, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas da Instituição para titulação, prioritariamente, de seu corpo docente.

  • PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    A Faculdade, implementando a pós-graduação, deseja com autonomia, contribuir de maneira marcante para as aspirações da sociedade, que é o progresso, visando formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério no ensino superior, bem como tornar profissionais altamente preparados e atualizados com os fundamentos e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novas técnicas e processos, atendendo aos crescentes avanços do mercado de trabalho.

    Os cursos são voltados às áreas de concentração, priorizando as estratégicas, como gestão e informação e que representem contribuição para o desenvolvimento das referidas áreas, dando ênfase à pesquisa sem detrimento ao ensino e a extensão. A criação de novos cursos atenderá aos anseios e demandas sociais, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Assegurar-se-ão programas e projetos de pesquisa, bem como de outras modalidades de ensino presencial.

    Esta Instituição apoia-se nos recursos humanos, técnicos, administrativos e materiais, ressalta que a simplificação das tarefas administrativas e a otimização do tempo do acadêmico, são aspectos sociais e pedagógicos importantes para dinamizar sua eficiência e efetividade, e ainda responderá a princípios organizativos tal como preconiza o Ministério da Educação sobre as ações da educação superior, registradas em PDI.

    Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desta faculdade propõem-se a desenvolver o potencial de seus estudantes instigando e estabelecendo hábitos de reflexão apurada, para que os mesmos possam extrair informações precisas e assumir posições analíticas sobre textos; promovendo seminários e palestras; direcionando-os e incentivando a iniciação científica com a produção de trabalhos voltados a temas e produtos competitivos no mercado de trabalho e que tenham efeito na economia (como geração de emprego), contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

    A pesquisa básica é valorizada visto que seus resultados de prazo mais longo e o conhecimento adquirido têm um valor imensurável para a formação dos profissionais pós-graduados.

    Por fim, a Faculdade Princesa do Oeste realizar uma constante autoavaliação da sua instituição, a revisão dos seus objetivos de ensino, bem como, a atualização dos seus profissionais e equipamentos e instrumento que favorece a obtenção da qualidade total.

    Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadores das políticas propostas:

  • Participação efetiva no desenvolvimento regional e nacional através da promoção da formação continuada de profissionais visando ao seu aperfeiçoamento;
  • Formar grupos de pesquisa visando a consolidar a produção de conhecimentos, dando ênfase aos projetos de Iniciação Científica;
  • Ampliar a oferta de Cursos de Pós-Graduação, lato sensu, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas sociais;
  • Ofertar Cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, institucionalizados, inicialmente, em parcerias com outras IES: Mestrado Interinstitucional – MINTER e Doutorado Interinstitucional – DINTER, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas da Instituição para titulação, prioritariamente, de seu corpo docente.

  • MEIO AMBIENTE

    A Faculdade, implementando a pós-graduação, deseja com autonomia, contribuir de maneira marcante para as aspirações da sociedade, que é o progresso, visando formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério no ensino superior, bem como tornar profissionais altamente preparados e atualizados com os fundamentos e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novas técnicas e processos, atendendo aos crescentes avanços do mercado de trabalho.

    Os cursos são voltados às áreas de concentração, priorizando as estratégicas, como gestão e informação e que representem contribuição para o desenvolvimento das referidas áreas, dando ênfase à pesquisa sem detrimento ao ensino e a extensão. A criação de novos cursos atenderá aos anseios e demandas sociais, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Assegurar-se-ão programas e projetos de pesquisa, bem como de outras modalidades de ensino presencial.

    Esta Instituição apoia-se nos recursos humanos, técnicos, administrativos e materiais, ressalta que a simplificação das tarefas administrativas e a otimização do tempo do acadêmico, são aspectos sociais e pedagógicos importantes para dinamizar sua eficiência e efetividade, e ainda responderá a princípios organizativos tal como preconiza o Ministério da Educação sobre as ações da educação superior, registradas em PDI.

    Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desta faculdade propõem-se a desenvolver o potencial de seus estudantes instigando e estabelecendo hábitos de reflexão apurada, para que os mesmos possam extrair informações precisas e assumir posições analíticas sobre textos; promovendo seminários e palestras; direcionando-os e incentivando a iniciação científica com a produção de trabalhos voltados a temas e produtos competitivos no mercado de trabalho e que tenham efeito na economia (como geração de emprego), contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

    A pesquisa básica é valorizada visto que seus resultados de prazo mais longo e o conhecimento adquirido têm um valor imensurável para a formação dos profissionais pós-graduados.

    Por fim, a Faculdade Princesa do Oeste realizar uma constante autoavaliação da sua instituição, a revisão dos seus objetivos de ensino, bem como, a atualização dos seus profissionais e equipamentos e instrumento que favorece a obtenção da qualidade total.

    Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadores das políticas propostas:

  • Participação efetiva no desenvolvimento regional e nacional através da promoção da formação continuada de profissionais visando ao seu aperfeiçoamento;
  • Formar grupos de pesquisa visando a consolidar a produção de conhecimentos, dando ênfase aos projetos de Iniciação Científica;
  • Ampliar a oferta de Cursos de Pós-Graduação, lato sensu, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas sociais;
  • Ofertar Cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, institucionalizados, inicialmente, em parcerias com outras IES: Mestrado Interinstitucional – MINTER e Doutorado Interinstitucional – DINTER, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas da Instituição para titulação, prioritariamente, de seu corpo docente.

  • MEMÓRIA CULTURAL

    A Faculdade, implementando a pós-graduação, deseja com autonomia, contribuir de maneira marcante para as aspirações da sociedade, que é o progresso, visando formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério no ensino superior, bem como tornar profissionais altamente preparados e atualizados com os fundamentos e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novas técnicas e processos, atendendo aos crescentes avanços do mercado de trabalho.

    Os cursos são voltados às áreas de concentração, priorizando as estratégicas, como gestão e informação e que representem contribuição para o desenvolvimento das referidas áreas, dando ênfase à pesquisa sem detrimento ao ensino e a extensão. A criação de novos cursos atenderá aos anseios e demandas sociais, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Assegurar-se-ão programas e projetos de pesquisa, bem como de outras modalidades de ensino presencial.

    Esta Instituição apoia-se nos recursos humanos, técnicos, administrativos e materiais, ressalta que a simplificação das tarefas administrativas e a otimização do tempo do acadêmico, são aspectos sociais e pedagógicos importantes para dinamizar sua eficiência e efetividade, e ainda responderá a princípios organizativos tal como preconiza o Ministério da Educação sobre as ações da educação superior, registradas em PDI.

    Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desta faculdade propõem-se a desenvolver o potencial de seus estudantes instigando e estabelecendo hábitos de reflexão apurada, para que os mesmos possam extrair informações precisas e assumir posições analíticas sobre textos; promovendo seminários e palestras; direcionando-os e incentivando a iniciação científica com a produção de trabalhos voltados a temas e produtos competitivos no mercado de trabalho e que tenham efeito na economia (como geração de emprego), contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

    A pesquisa básica é valorizada visto que seus resultados de prazo mais longo e o conhecimento adquirido têm um valor imensurável para a formação dos profissionais pós-graduados.

    Por fim, a Faculdade Princesa do Oeste realizar uma constante autoavaliação da sua instituição, a revisão dos seus objetivos de ensino, bem como, a atualização dos seus profissionais e equipamentos e instrumento que favorece a obtenção da qualidade total.

    Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadores das políticas propostas:

  • Participação efetiva no desenvolvimento regional e nacional através da promoção da formação continuada de profissionais visando ao seu aperfeiçoamento;
  • Formar grupos de pesquisa visando a consolidar a produção de conhecimentos, dando ênfase aos projetos de Iniciação Científica;
  • Ampliar a oferta de Cursos de Pós-Graduação, lato sensu, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas sociais;
  • Ofertar Cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, institucionalizados, inicialmente, em parcerias com outras IES: Mestrado Interinstitucional – MINTER e Doutorado Interinstitucional – DINTER, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas da Instituição para titulação, prioritariamente, de seu corpo docente.

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL - EXTERNA

    A Faculdade, implementando a pós-graduação, deseja com autonomia, contribuir de maneira marcante para as aspirações da sociedade, que é o progresso, visando formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério no ensino superior, bem como tornar profissionais altamente preparados e atualizados com os fundamentos e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novas técnicas e processos, atendendo aos crescentes avanços do mercado de trabalho.

    Os cursos são voltados às áreas de concentração, priorizando as estratégicas, como gestão e informação e que representem contribuição para o desenvolvimento das referidas áreas, dando ênfase à pesquisa sem detrimento ao ensino e a extensão. A criação de novos cursos atenderá aos anseios e demandas sociais, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Assegurar-se-ão programas e projetos de pesquisa, bem como de outras modalidades de ensino presencial.

    Esta Instituição apoia-se nos recursos humanos, técnicos, administrativos e materiais, ressalta que a simplificação das tarefas administrativas e a otimização do tempo do acadêmico, são aspectos sociais e pedagógicos importantes para dinamizar sua eficiência e efetividade, e ainda responderá a princípios organizativos tal como preconiza o Ministério da Educação sobre as ações da educação superior, registradas em PDI.

    Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desta faculdade propõem-se a desenvolver o potencial de seus estudantes instigando e estabelecendo hábitos de reflexão apurada, para que os mesmos possam extrair informações precisas e assumir posições analíticas sobre textos; promovendo seminários e palestras; direcionando-os e incentivando a iniciação científica com a produção de trabalhos voltados a temas e produtos competitivos no mercado de trabalho e que tenham efeito na economia (como geração de emprego), contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

    A pesquisa básica é valorizada visto que seus resultados de prazo mais longo e o conhecimento adquirido têm um valor imensurável para a formação dos profissionais pós-graduados.

    Por fim, a Faculdade Princesa do Oeste realizar uma constante autoavaliação da sua instituição, a revisão dos seus objetivos de ensino, bem como, a atualização dos seus profissionais e equipamentos e instrumento que favorece a obtenção da qualidade total.

    Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadores das políticas propostas:

  • Participação efetiva no desenvolvimento regional e nacional através da promoção da formação continuada de profissionais visando ao seu aperfeiçoamento;
  • Formar grupos de pesquisa visando a consolidar a produção de conhecimentos, dando ênfase aos projetos de Iniciação Científica;
  • Ampliar a oferta de Cursos de Pós-Graduação, lato sensu, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas sociais;
  • Ofertar Cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, institucionalizados, inicialmente, em parcerias com outras IES: Mestrado Interinstitucional – MINTER e Doutorado Interinstitucional – DINTER, estabelecendo áreas de interesse decorrentes de demandas da Instituição para titulação, prioritariamente, de seu corpo docente.